A ética é mais do que um princípio de integridade, é uma forma de solidificar as relações no universo da tecnologia da informação; saiba mais com a Bitwise!
Não é segredo que a ética faz parte do nosso dia a dia, não é mesmo? Deve se fazer presente em todo e qualquer tipo de relação, inclusive nos processos de terceirização. A ética na terceirização de TI precisa, igualmente, fazer a sua presença. Ocorre que, eventualmente, podemos não saber por onde começar.
A ética é definida como o ramo da filosofia responsável pelo estudo dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo, por exemplo, a natureza das normas, valores, diretrizes e admoestações em alguma realidade particular. Pensando em auxiliá-lo a entender melhor esse cenário, nós, da Bitwise Technology, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Falta de privacidade, problemas de segurança, violação de direitos autorais e aumento dos chamados crimes cibernéticos são apenas alguns dos problemas que vemos quando surge uma nova tecnologia.
Profissionais e usuários de TI às vezes não sabem como responder a esses desafios e, muitas vezes, são pegos de surpresa. Deste modo, enfrentam novos desafios.
Os profissionais de TI possuem acesso a informações de terceiros e, em muitos casos, contam com o conhecimento de “violações” de determinados padrões. É dever da terceirização de TI atuar com ética em seu trabalho. Caso contrário, podem vir a perder a confiança dos usuários, assim como de seus contratantes.
As funções de um especialista em terceirização de TI incluem garantir a privacidade e proteção de dados, sejam dados organizacionais ou de clientes, proteger essas informações, conhecer e compreender as ações judiciais relativas à sua atividade profissional e laboral, mas acima de tudo, bom senso na utilização dos recursos da organização.
Duas coisas que precisam ser discutidas neste tópico são remuneração e treinamento. O salário atua como fator motivador, os profissionais se sentem mais comprometidos com a empresa se sua renda corresponder ao trabalho realizado.
O comportamento ético dos profissionais de terceirização de TI no uso da informação, levando em consideração a proteção da privacidade dos indivíduos, é o diferencial que norteia sua conduta. Encontrar uma solução efetiva para esses problemas requer encontrar questões éticas, uma compreensão mais profunda do comportamento das pessoas e suas consequências e uma avaliação de atitudes.
As mudanças tecnológicas também acarretam alterações no comportamento das pessoas, cabendo aos supervisores elaborar políticas éticas, implementá-las e conscientizar todos os envolvidos sobre sua importância e responsabilidade em relação ao perfeito funcionamento da organização.
Os colaboradores que atuam na terceirização de TI e em outros setores devem exercer a integridade em todas as suas atividades, levando em consideração a segurança, o respeito e a dignidade das pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento, de acordo com o contexto apresentado.
Ajude os clientes a melhorar suas operações e resultados de marketing com uma transição suave e retorno rápido para estabilidade de longo prazo. Este é o núcleo da Bitwise Technology. Para isso, trabalhamos muito para fortalecer nossas equipes e reforçar uma cultura com valores ágeis.
Gostou deste conteúdo?
Aproveite para baixar o e-book “Ética no outsourcing de TI: princípios essenciais” em nosso site!
Equipe Bitwise Technology